top of page

Transtorno de Estresse Pós-Traumático: Como reconhecer os sinais e buscar ajuda

  • Foto do escritor: Renata Neves
    Renata Neves
  • 17 de mar.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 10 de abr.

Mulher em ambiente escuro com feixe de luz
Mulher em ambiente escuro com feixe de luz

O Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) é considerado um distúrbio psicológico que pode aparecer após o indivíduo ter testemunhado ou passado por uma vivência ameaçadora ou traumática, como acidentes graves, desastres naturais, perdas repentinas de entes queridos, situações diversas de violência, abuso sexual, físico e/ou psicológico, dentre outras vivências traumáticas.

Essas experiências podem levar a um grande desgaste psíquico e consequentemente à sérias alterações comportamentais e emocionais, afetando diretamente a sua qualidade de vida e bem-estar.

Podemos aqui destacar, através de categorias, os sintomas e as características mais acentuadas nesse distúrbio:

  • Reexperiência Traumática: através de flashbacks, o indivíduo pode reviver os traumas, aparecendo nos seus sonhos e nos pensamentos intrusivos, gerando assim muito sofrimento, além de alterações neurofisiológicas e mentais;

  • Esquiva e Isolamento Social: ocorre uma tentativa de evitar lugares e pessoas que possam estar relacionadas à situação traumática, podendo também levar o indivíduo a se opor a falar sobre a sua vivência;

  • Alterações Negativas no Humor e na Cognição: o indivíduo pode manifestar um sentimento de culpa ou de vergonha e ter até distorções no seu pensamento, além de julgamentos de um mundo hostil e sem esperança;

  • Hiperexcitabilidade Psíquica e Psicomotora: devido a uma intensidade e persistência do estresse, diferentes sintomas podem emergir, como, hipervigilância, irritabilidade, insônia, taquicardia, dificuldades de concentração e um estado de alerta acentuado, refletindo de forma prejudicial na sua rotina de vida.

É importante sinalizar que de acordo com as peculiaridades de cada indivíduo, de seus recursos internos, suas características pessoais, seu histórico de vida, do suporte social e familiar, o TEPT vai se manifestar de uma forma diferente. Além disso, esses sintomas podem também aparecer em qualquer faixa de idade, permanecendo por meses ou até anos, conforme as peculiaridades apontadas acima.

Concluímos que muitos fatores devem ser levados em consideração ao fazer o diagnóstico de TEPT, priorizando sempre um olhar individualizado por profissionais especializados.

O acompanhamento psicológico tem se mostrado eficaz no enfrentamento do TEPT e em alguns casos, pode ser recomendado o uso de medicações específicas sob orientação médica.

Se você ou alguém que conhece enfrenta os desafios do TEPT, saiba que ajuda profissional pode fazer a diferença. A psicoterapia online oferece um espaço seguro para acolher sua história e encontrar caminhos para a recuperação.

Saiba que você não está sozinho (a)! Buscar apoio é um passo importante para retomar seu bem-estar.



 
 
bottom of page